terça-feira, 17 de maio de 2016

Aprendendo novas estratégias com jogos matemáticos

JOGOS MATEMÁTICOS


            Iniciamos o estudo da matemática com a proposta dos jogos o que houve um encantamento. Partimos para explorar a busca de estratégias, o que promoveu reflexão e discussão coletiva ao encontrar os resultados dos cálculos nas situações problemas.
O grupo socializou seus conhecimentos a partir da troca de ideias com os colegas. Foi possível por meio da formulação de conceitos e estratégias dos jogos com regras, de forma colaborativa e participativa.
Iniciamos com o jogo do boliche, e logo após realizamos o jogo do dobro e do triplo envolvendo a multiplicação e também a adição. Fizemos a numeração das garrafas para saber  que valores iríamos atribuir durante a jogada. 

Decidimos começar pela tabuada do 2.








 Organizamos os pinos e medimos o espaço que teríamos para lançar a bola.
 

 

           Ao final de cada lançamento os alunos iam registrando sua pontuação na tabela, colocando os cálculos em forma de adição e multiplicação de acordo com os pontos obtidos na jogada.



O jogo do pega vareta



Com o jogo do pega vareta trabalhamos os pontos que eram atribuídos a cada uma das cores. A concentração e estratégia de jogo que deveriam ser realizados durante cada jogada.











“Desvendando as maravilhas do livro EVA e o nosso cotidiano”.



Projeto sobre o livro Eva: “Desvendando as maravilhas do livro EVA e o nosso cotidiano”.










Nossa pesquisa teve como base de estudo a história sobre o livro EVA”, de Margarida Botelho. Vimos outras culturas e diferentes modos de vida de crianças de outros países, em especial Moçambique, o país ao qual foi retratado na história. Partindo disso, buscamos a localização dos países Moçambique e Brasil no mapa mundi, também localizamos os oceanos que banham esses países.
Confeccionamos os bonequinhos no formato da ilustração do livro e colocamos o autorretrato.







Dando continuidade ao estudo do livro EVA buscamos relações com a estrutura e serviços que temos em uma rua  e sua localização. Identificamos os elementos naturais e modificados, assim como o bom estado das calçadas para o uso dos pedestres, entre os serviços e história da rua de cada um. 
Partindo do livro “A Rua do Marcelo”, de Ruth Rocha, percebemos a importância de alguns serviços e de infraestrutura necessárias para os moradores. 



Combate ao Aedes Eagypti

 Viveiro: No combate ao Aedes Eagypti




Nosso foco principal foi a importância das plantas medicinais. Aproveitamos a temática para abordar, também as características de algumas plantas que são úteis no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o Viveiro. Elaboramos panfletos e cartazes sobre as dicas importantes para combater esse mosquito. Também exploramos o assunto conhecendo o ciclo de vida do mosquito.

Cada grupo se responsabilizou em elaborar um cartaz e apresentar.

Anne, Luisa e Milena


Ana Clara e Helena Araujo


 João e Heitor



 Ana Cecilia e Gabriel


 André, Julia Galvão e Luis

José e Gabryel

Júlia Zauli e Helena Maia