quarta-feira, 24 de agosto de 2016

As invenções de Malvina







PROJETO EM ANDAMENTO 


Iniciamos o estudo voltado para a leitura da história de Malvina de André Neves o livro nos traz uma ilustração bem peculiar do autor que também ilustra suas obras. As crianças apresentaram um estranhamento com a ilustração de Malvina enfatizando seu nariz com letras de revista e partindo desse estranhamento relacionamos ao livro Eva que também apresentava uma ilustração rebuscada com reaproveitamento de materiais recicláveis. 


O grupo se reuniu em duplas para fazer uma leitura silenciosa e compartilhada do livro buscando compreender para socializar a parte da história que mais achou interessante.













Após as leituras os grupinhos socializaram com a turma as expectativas sobre a história e as observações que acharam interessante de compartilhar.
















Logo depois o grupo se envolveu de forma significativa com os inventos de Malvina e vimos que era possível inventar também. Lancei a proposta em atividade de escrita para que cada um inventasse algo que tivesse uma função. Eu iniciei exemplificando que faria uma caixa de atrair lápis e borrachas, já que na sala temos a dificuldade de reconhecer esses materiais perdidos. rs!rs! Foi bem envolvente essa atividade, pois cada um queria apresentar o seu esboço do invento.    



                      


Somos o grupinho do 3º ano matutino 2016











Somos o grupo do 3º ano matutino, nossa turminha é composta por 18 alunos sendo que recebemos dois alunos novos no grupo: Ana Cecília e André Felipe que foram gradativamente se adaptando à rotina escolar. Os alunos vem construindo uma relação de amizade por meio de laços de afetividade. 

Jogo das fichas coloridas



    Para buscar a ludicidade com o estudo da multiplicação nos voltamos para os jogos em sala. Dessa vez realizamos o jogo das fichas coloridas retirado do material do PENAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa). 

Caderno 3 - Construção do sistema de numeração decimal - Alfabetização matemática.


Jogo das fichas coloridas
COMO SE JOGA?







 


 


 


 


 


 

0
 

1
 

2
 
 
Obs. Dez cartelas de cada número
As fichas coloridas ficam a disposição das crianças sobre a mesa( cada ficha vermelha vale 1 ponto, cada ficha azul, 3 pontos, e cada ficha amarela, 9 pontos),e as cartelas numeradas deverão estar num monte embaralhado no centro da mesa.
Cada criança retira uma cartela numerada do monte e pega a quantidade de fichas vermelhas correspondente ao número.Ao agrupar três fichas vermelhas, elas as troca por uma azul, e , ao agrupar três fichas azuis, troca por uma amarela. Vence quem conseguir duas fichas amarelas primeiro.


     Durante o jogo os alunos procuravam entender a regra, assim jogamos uma vez para treinar e logo depois estavam jogando com empolgação. Observei que nesse jogo é preciso esperar a vez do jogador, para realizar as trocas das fichas com cuidado e atenção, e por vezes os grupos queriam realizar as jogadas sem esperar a vez do oponente. Fui mediando e eles conseguiram trabalhar em grupos de forma que iam adquirindo as fichas e trocando ao mesmo tempo.

O grupo interagindo por meio das trocas das fichas.



Apresentaram o cuidado de esperar a vez da jogada.


Compreendendo o jogo por meio das trocas realizadas pelo oponente.


Mostrando a jogada o oponente ajudava o oponente jogar.




O jogo e a colaboração do grupo.

  
        Após o jogo fizemos o registro do jogo das fichas coloridas com a representação das trocas realizadas por cada integrante. 









                   
                           





Aula de história sobre As Grandes Navegações



    A turminha se envolveu no estudo sobre o livro Eva o que nos possibilitou pesquisar sobre o continente africano e a partir de nossas descobertas, sentimos a necessidade de aprendermos sobre as Grandes Navegações. Com isso, vimos que os navegadores se organizavam para irem em busca de Terras desconhecidas e de especiarias que na época eram valiosas para as pessoas.

   A professora de História Shyrlaine veio contribuir com uma aula expositiva, explicando a história das descobertas de um novo território e das rotas comerciais. 
Os alunos ficaram curiosos em saber sobre como faziam os navegadores naquele tempo em que não se ouvia falar das novas  tecnologias.













  Trabalhamos com a exposição de mapas para mostrar as rotas realizadas pelos navegadores no oceano. Ainda com o estudo, no mapa localizamos os países de Moçambique, Brasil e Portugal. Como também os oceanos Índico e Atlântico que banham o Brasil e Moçambique.






    Além dos trajetos vimos também as especiarias utilizadas na época e o seu valor para a economia.









Vernissage "Arte - a vida em riscos"




  O grupo aproveitou a ilustração do livro Eva, de Margarida Botelho e seguiu as orientações da professora Luana com a técnica de desenho com lápis pastel em madeira, fazendo as relações com as duas realidades das Evas.
  Foram confeccionados três telas, sendo que uma representava o mar separando as duas realidades. Técnica realizada com tinta e papel machê.








   Em outra tela um grupo fez o desenho representando a Eva da Cidade. Utilizaram a técnica do lápis pastel.













Na culminância  fizemos a exposição dos trabalhos no dia do Vernissage, onde as famílias prestigiaram os trabalhos confeccionados pelos alunos.


Autor da obra: Margarida Botelho


Trabalho em exposição.





 








Cultivo de plantas medicinais no viveiro




  As aulas no viveiro nos oportunizaram momentos de aprendizagens com o cultivo das plantas medicinais. Organizamos o grupo em duplas para realização da pesquisa sobre a função de cada planta, depois  direcionamos as aulas com o objetivo de confeccionar um catálogo das plantas mostrando o nome científico, popular, função da planta e curiosidade.
   Concluímos com a confecção de cartazes que foram socializadas com o grupo.

   Direcionamento sobre o trabalho com as plantas



Reconhecimento e coleta das plantas escolhidas para catalogar.