quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AULA EXPOSITIVA SOBRE FOTOGRAFIA COM ANA GALVÃO


                                               AULA SOBRE FOTOGRAFIA 

Recebemos a visita de Ana Galvão, mãe da aluna Ana Clara para falar sobre as máquinas fotográficas e fotos antigas e atuais. Aprendemos o significado da palavra FOTOGRAFIA (foto= luz e grafia= desenho).
Vimos a diferença entre as fotos para revelar e as fotos para imprimir. Há um tempo nós tínhamos alguns modelos de máquinas fotográficas que levava um tempo maior para revelar as fotos que ficavam em rolinhos de fita para serem reveladas e tinha que ser em locais escuros para não correr o riso de queimar a foto, além disso não podíamos ver a imagem antes de revelar, era bem arriscado, pois muitas vezes as fotos eram queimadas (danificadas) por motivo de pegar muita luz nas nos rolinhos de filme. A foto para ser revelada muitas vezes passava uma semana para ficarem prontas,  já as de hoje em dia ficam prontas em menos de uma hora.  Descobrimos que quando a foto queimava a ideia que se tinha era que “a  foto ficava com fumaça ou derretida do fogo”, no entanto aprendemos que é só uma claridade que toma de conta da imagem e a foto fica sem imagem definida.

Ana Clara começou a exposição falando sobre o inventor da máquina fotográfica.




Ana Galvão deu continuidade.


Exposição de máquinas fotográficas.











O encantamento de se olhar um álbum de fotografias.












As fotografias registram momentos da nossa vida, é importante organizar o álbum de família com fotos dos momentos significativos para guardar boas lembranças. Quando pegamos um álbum para ver as fotos antigas revivemos momentos felizes e ao mostrarmos para os conhecidos percebemos os detalhes de cada imagem. Ao ver um álbum de fotografias realizamos uma leitura de histórias por meio da riqueza dos detalhes que as fotografias nos passam.
Ao final da aula expositiva Ana Galvão nos deixou uma mensagem que ao tirarmos uma foto é importante que possamos imprimi-la para guardar as fotografias e lembranças dos momentos que passamos, para não correr o risco de perdê-las.  
A turminha se empolgou com os modelos de máquinas fotográficas antigas e com as descobertas sobre a evolução da tecnologia ligada as câmeras digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário